sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

20.02.2015 Dormir a luz de velas


 

Sobre manter a chama acesa.


Eu esbarrei com a palavra indolencia e embora deduzia o que significava resolvi pesquisar para ver se era isso mesmo. E nessa pesquisa achei uma definição da qual gostei muito que era assim: "Condição da pessoa que se coloca acima dos sentimentos; que não sente; impassividade ou indiferença. [...] desprovido de moral." Em outras palavras também podemos dizer que se trata de preguiça, desleixo e apatia. O texto que li que continha a palavra de certa forma já era direcionado a minha pessoa. Mas ao ver o significado de indolente ai veio a confirmação de que era mesmo. A maioria das vezes tento ser prática e me coloco acima dos sentimentos, acabo sendo insensível, debochava de quem agia diferente e não me sentia culpada, via nisso uma certa superioridade. Patético! Desde quando não sentir te torna mais forte do que sentir e encarar? O que eu via como praticidade ou força era na verdade um tipo de fuga, o caminho fácil onde saio ilesa, abria mão de seguir pelo lado mais complicado. Não há moral nisso. Hoje assisti ao filme Boyhood, pois queria ver os filmes que estão na disputa pelo Oscar e tal, o filme me fez ter ainda mais consciência desse meu jeito pobre de reação. O filme é longo, não tem nada de surpreendente, mas acompanhar a trajetória do personagem para entender quem ele é no final e ver como ele passa a encarar a vida quando se torna adulto é interessante. Algumas das frases reflexivas do final mesmo que coisas corriqueiras me despertaram. Somos tão relaxados com a vida, que nem nos damos conta do quanto deixamos de viver só por querer viver de uma maneira mais amena, encarcerados na zona de conforto, onde o refúgio é na verdade uma prisão. Estamos mal acostumados e acomodados, a tecnologia nos deixou robotizados, somos apáticos. A questão é que coisas insignificantes passaram a nos estimular e o que realmente deveria importar se tornou desestimulante, talvez seja trabalhoso demais encarar certas coisas e é ai que nos tornamos indolentes. Nosso estimulo está sendo alimentado por coisas frívolas. Uma troca de valores que só nos afasta do lado mais humano. Escuridão em meio a queda de energia. Falta força. Escuridão interior, nossa força de vontade desvanecendo e nos roubando a energia. Tempo sombrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário