quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

25.02.2015 Escaravelhos

Hoje acabei ficando mais tempo no shopping do que gostaria. Definitivamente é um dos lugares que menos me sinto a vontade. Felizmente as livrarias sempre me servem como refúgio. Mas hoje estava meio perdida procurando uma loja quando me deparo com uma exposição sobre o Egito antigo. Eu adoro culturas antigas, e isso vem desde criança, sempre me interessei por arqueologia e adorava os mistérios das piramides. Fiquei feliz de poder prestigiar algo assim que eu nem sabia que estava rolando. Uma bela coincidência. Por lá vi muitas peças bacanas e pude entender algumas coisas melhor. O mais legal é que haviam [segundo o que estava escrito] peças originais que foram escavadas no Egito. E eu piro nessas coisas, pois é mágico poder estar de frente com coisas que vieram de uma civilização tão antiga, coisas cheias de significado. Eu nem acreditava na minha sorte de estar com a câmera! [tinha esquecido o celular em casa ¬¬] Tirei muitas fotos e essa nem de longe é a melhor. Mas escolhi essa pois é a que tem maior significado pra mim, já que assim como os antigos egípcios amo escaravelhos!
As bijuterias egípcias cheias de escaravelhos 
Eis o significado dos escaravelhos no Egito antigo:

Khepri era um dos vários deuses egípcios associados a animais. Seu nome significa escaravelho, e seu culto é citado nos textos encontrados nas pirâmides. O escaravelho tem por hábito botar seus ovos em esterco animal, assim como em corpos de outros escaravelhos mortos. Essa prática foi observada pelos egípcios e, daí, surgiu a noção de ressurreição e renascimento, de nascer a partir da morte, associadas ao escaravelho. Outra prática comum dos escaravelhos e que também foi observada pelos egípcios, é a de rolar bolas de esterco pela terra. Isso fez com que fosse associado ao deus Rá, que rola o Sol através do céu. Essa crença fazia com que os egípcios acreditassem que Khepri renovava o sol todas as noites para, no dia seguinte, apresentá-lo ao mundo, renovado. Essa ideia de renovação associado ao escaravelho, foi levada tão a sério pelos egípcios que, aquele que trouxesse consigo uma imagem de um escaravelho, tinha garantido a persistência no ser e, se levasse essa imagem para a sepultura, teria certificado o direito ao renascimento para a vida. Tido como amuleto preferido, os escaravelhos destinados aos mortos eram confeccionados com muito realismo, em pedra dura e colocados no lugar do coração, no peito das múmias, às vezes, incrustados numa moldura retangular. Estes amuletos já foram encontrados até no peito de certos animais tidos como sagrados pelo povo egípcio.


Escaravelhos esculpidos em mini túmulos
Eu amo muito besouros, escaravelhos e coleópteros em geral, são criaturinhas lindas. E gosto do significado de renascer, renovação. Sempre foram meus insetos preferidos, pretendo até fazer uma tattoo com o desenho de um ^^




Nenhum comentário:

Postar um comentário