quarta-feira, 2 de setembro de 2015

02.09.2015 - Mão dadas

Amor sem prazo de validade.


Aqui em casa começou a época dos aniversários. E é sempre uma correria, setembro é um mês danado. Hoje fui pelejar atrás dos presentes. Já a caminho de voltar pra casa me deparei com essa cena da foto. Um casal de velhinhos andando de mãos dadas, e conversavam alegremente um com o outro, sendo perceptível o carinho mutuo. Achei tão lindo que não resisti, tirei a câmera discretamente da bolsa e dei meu disparo. Eu realmente me encantei de ver isso. Não gostaria de associar isso como "amor a moda antiga", mas é triste ver que muito se perdeu nos dias de hoje. É tudo tão vago, relacionamentos descartáveis, a falta de comprometimento: compreensão e companheirismo, demonstrações de carinho em público que hoje se confundem com pegação demostrados de uma forma vulgar e constrangedora. E ai uma coisa que deveria ser das mais naturais como um casal de velhinhos andando de mãos dadas de repente te faz ficar admirado. Momentos depois achei ainda mais irônico quando vi um casal de namorados jovens e a forma como o homem segurava a mulher estava mais pra um sequestrador do que pra seu parceiro, já que era visível o desconforto da moça e ele não parecia se importar com isso. Não a segurava daquela forma pra demonstrar carinho ou alguma proteção, queria passar a imagem de que ela era propriedade dele. Triste de ver.
Eu hoje passei no sebo e me deparei logo de cara com um livro que estava na minha listinha de espera: "Quando Nietzsche chorou", eu mal entrei e bati o olho nele e resolvi levá-lo. E lendo o comecinho dentro do ônibus tem um trecho que até vou aproveitar pra comentar aqui:

-Vejo que a senhorita prefere fazer as coisas por si. Isso não priva os homens do prazer de servi-la?

-Ambos sabemos que alguns dos serviços que os homens prestam não são necessariamente benéficos para a saúde das mulheres!    

Salomé é uma mulher deveras independente e claro que na época não existia a liberdade que há hoje, mas ainda assim as palavras dela se encaixam na atualidade. Mas não quero pender pro lado feminista não... sei muito bem dos infortúnios que uma mulher é capaz de criar, seja com seus ciúmes ou joguinhos, sei bem de seu lado manipulador. E sei que mesmo antigamente as coisas não eram as mil maravilhas amorosamente falando. Mas hoje parece que o encanto se perdeu e vai se perdendo cada vez mais com o passar do tempo, tanto almejavam que o amor enfim pudesse ser livre de padrões e regras, agora tá tudo tão mais fácil, mas ao mesmo tempo damos um jeito de complicar o que deveria ser simples. Confundindo o carinho com nossos caprichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário