sábado, 4 de julho de 2015

04.07.2015 Caça-Palavras


Eu tenho esse dicionário Aurélio desde a terceira série se não me engano. E mesmo com a mudança ortográfica eu ainda o uso, eu amo dicionários, sei que com a internet é mais prático jogar as palavras no Google do que ficar folheando um livro e procurando a tal palavra. Eu ainda gosto de ficar procurando as palavras no meio de tantas outras. Sempre gostei de enciclopédias e dicionários. Quando era criança tive uma fase de querer ler o dicionário inteiro. O que sei é que não deu muito certo, já que eu esqueci quase todas as palavras que aprendia por nem sempre ter oportunidade de colocá-las em prática e por ser coisa demais. Também tinha o hábito de sinalizar com asterisco as palavras que mais me chamavam a atenção seja pelo significado ou pela pronuncia. Eu já nem me lembrava disso, vim a lembrar pois desenvolvi uma nova mania antes de dormir, uma espécie de caça-palavras. Abro o dicionário e vou circulando as palavras que não conheço e que o significado me pareça interessante. Vou abrindo aleatoriamente e circulando as palavras que me chamam a atenção na página sortida e sigo procurando palavras até que o sono me impeça de continuar. Hoje pela primeira vez abri o dicionário lá no inicio e ai esbarrei com as palavras sinalizadas com o asterisco. Só ai me lembrei que além de tentar ler um dicionário eu também já tinha o habito de sinalizar as palavras das quais gostava. E com a memória precária que tenho boa parte dessas palavras caíram no esquecimento, mesmo assim são palavras que eu voltaria a grifar, pois os significados ainda me chamam a atenção. Desta página da foto peguei três palavras pra acrescentar aqui:

*Abulia: Perda ou diminuição da vontade, da capacidade de ter iniciativa.
*Acabrunhar: 1. Abater, prostrar. 2. Afligir, contristar. 3. Atormentar-se, afligir-se.
*Açambarcar: 1. Chamar (algo) exclusivamente a si, em detrimento dos outros. 2. Assenhorar-se ou apropriar-se de.

Bem eu gostaria de ter capacidade de lembrar de tudo. Mas seja como for, ainda há muitas palavras para que eu descubra nesse meu caça-palavras.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário