sexta-feira, 31 de julho de 2015

30.07.2015 - Elefante Branco


Elefante branco: é uma expressão idiomática para uma posse valiosa da qual seu proprietário não pode se livrar e cujo custo (em especial o de manutenção) é desproporcional à sua utilidade ou valor.
Origem do termo: De acordo com o professor Ari Riboldi, no seu livro 'O Bode Expiatório', a expressão teve origem em um costume do antigo Reino de Sião, atual Tailândia. Lá, o elefante branco era raríssimo e considerado animal sagrado. Quando um exemplar era encontrado, deveria ser imediatamente dado ao rei. E, se um dos cortesões, por alguma razão, caísse na desgraça do rei, este o presenteava com um desses raros animais. Não se podia recusar o presente, nem passá-lo adiante, afinal era um animal sagrado e um presente real. A obrigação era cuidar, alimentar e manter o pelo do animal sempre impecável - o que representava grande custo e trabalho constante, sem nenhum retorno ou utilidade prática.
Eu ganhei esse elefantinho de uma ex-vizinha, pessoa que aliás admiro muito, foi um presente de natal, ela me deu com o intuito de servir como amuleto, daqueles que o elefante fica com o bumbum virado pra porta e com isso afasta as energias negativas. O caso é que eu não acredito nesse tipo de superstição. Eu realmente amo elefantes e gostei do presente, mas mantenho ele bonitinho num cantinho especial, e nada de bumbum virado pra porta rsrs.
Me deparei hoje pela primeira vez com o tal termo "Elefante Branco" quando fui buscar o significado e origem achei interessante. E imediatamente me lembrei do meu elefantinho, mas de forma alguma atribuiria esta expressão à ele. 
Enfim o que me fez trazer o tema a tona é que eu acabei, como de costume, levando isso pra minha vida. Parando pra pensar creio que tenho alimentado inúmeros elefantes brancos, a diferença é que eu me submeto a isso, como se eu colecionasse os tais elefantes e acumulasse prejuízos cuidando de suas manutenções, alimentando aquilo que em nada me beneficia. Eu realmente preciso perceber quando faço escolhas que mais me prejudicam do que me trazem retorno. Essa teimosia de querer tomar conta de tudo e acabar não dando conta de nada... é peso demais pra uma magrela como eu querer sustentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário