segunda-feira, 6 de abril de 2015

06.04.2015 Sonhos e viagens

Adoro sonhar. E acho legal quando me lembro de um sonho que seja longo e que se passe num lugar que eu gostaria de conhecer. Hoje sonhei que estava na Republica Tcheca, eu a principio estava fazendo um tipo de intercambio, as pessoas que me hospedaram eram também meus guias era bem divertido. A casa era um lugar aconchegante, e o ambiente era frio e realista, tinha aquele clima bem europeu, do céu cinzento e árvores desfolhadas. Os anfitriões por outro lado eram até calorosos me tratavam como filha mesmo. E eu no sonho não tinha a mesma aparência que tenho na realidade. A fisionomia lembrava bastante a atriz Noomi Norén. Ironicamente isso não me impediu de ser reconhecida por uma pessoa que conheço na vida real, que me fazia pensar "como o mundo é pequeno". O rapaz com seu nome exótico tratou de cumprimentar a todos nós, estávamos saindo de um restaurante a noite, e se ofereceu para me fazer companhia, conseguiu ganhar a simpatia de meus anfitriões, e nos despedimos deles ali pois ele ia me levar pra conhecer a cidade segundo o olhar de alguém que estava acostumado a desbravar o mundo. Assim como na vida real ele falava das suas aventuras, mas sem se gabar, daquele jeito que faz você querer se aventurar também. E assim eu não fui uma tipica estrangeira que fica fotografando pontos turísticos, eu acabei conhecendo aquilo que fazia as pessoas se sentirem em casa, as peculiaridades, deixando de ver o lugar como um cenário, um cartão postal, e sim como um lar. Fiquei feliz de ter um amigo por lá, e embora no sonho eu me sentia aliviada de estar fora do Brasil, pois queria começar do zero longe de tudo, encontrar essa pessoa foi reconfortante, me senti mais a vontade, diferente do que temia ver alguém do meu lugar de origem não me fez lembrar quem eu era, mas sim quem eu estava me tornando. Não demorou até que a cidade se tornasse menos estranha para mim e eu me sentisse acolhida por aquele continente distante. De alguma forma estar lá me tornava uma pessoa diferente, mais confiante e séria, como se eu enfim tivesse me encontrado.

O que acho bizarro toda vez que sonho que estou viajando são os detalhes, a arquitetura, o clima característico, os trajes e até a expressão no rosto das pessoas. Dá até raiva de acordar porque é sempre tão realista. Achei estranho encontrar no sonho logo alguém com quem não convivo e conversei poucas vezes e no sonho parecer que era uma amizade de longa data. E embora eu tenha mesmo vontade de viajar para esse lugar nunca cogitei morar lá. Não tenho essa frescura de achar que a vida na Europa seria magicamente melhor que no Brasil, (até porque nunca estive lá pra saber se iria se quer me adaptar, penso em ir apenas para viajar) mas adorei ver uma versão minha no sonho onde eu conseguia ser a pessoa como eu gostaria de ser, estava realizada, me desafiando, era segura e tinha a maturidade e ousadia que eu tanto almejo.
Acho que esse sonho reflete várias coisas. Minha vontade de morar longe, não precisamente fora do país, mas fora de um ambiente que me deixe na zona de conforto. Uma amizade sincera que ao invés de me julgar pelo que fui se preocupa mais em descobrir quem eu sou. Estar estabilizada e contente comigo mesma e sem precisar de muita coisa. E creio que também foi um sonho sobre descobertas, sobre conhecer não só lugares e pessoas novas, mas a mim mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário