quinta-feira, 16 de abril de 2015

16.04.2015 Pareidolia

 A ideia para foto de hoje era retratar a constelação de espinhas que nasceram de ontem pra hoje no meu queixo [e não eu não vou me queixar]. Já tive problemas com acnes, felizmente elas deixaram de ferrar com o meu rosto há algum tempo, mas hoje revolveram voltar furiosas. Capricharam. Eu tentei tirar a foto no angulo mais doido possível, afinal o blog não vive só de foto bonitinha, tem que se colocar a realidade aqui também. Mas o que acabou fazendo essa foto ser mesmo a escolhida foi outro detalhe. As bolinhas do meu piercing de repente na minha imaginação pareciam olhinhos, meu nariz uma cabeça... e acabei vendo mais do que minha cara destorcida. Vi isso:
Eu vejo uma carinha infeliz ai :(


Existe um fenômeno psicológico chamado "Pareidolia", que nada mais é que o ato de se ver rostinhos e figuras nas coisas e lugares mais inusitados. Eu não sei se minha imaginação é fértil demais, só sei que diariamente eu acabo vendo rostinhos e desenhos nas coisas. Adoro ver nuvens que formam desenhos, no meu antigo trabalho eu vivia tirando foto das carinhas que via nos equipamentos eletrônicos, e na minha antiga casa tinha um forro de madeira onde dava para se ver vários desenhos, desde pássaros até o ursinho Pooh. As vezes vejo imagens também em tronco de árvores e em vários lugares. Eu acho esse fenômeno bem interessante. O cérebro acaba associando as coisas e criando uma ilusão, junta isso com a criatividade e a um olhar atento e ai não dá outra... a imaginação aflora e imagens ganham uma nova percepção. Amo ser surpreendida com essas coisinhas bobas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário