sexta-feira, 24 de abril de 2015

24.04.2015 Não perder fio da meada

Gosto tanto desses tecidos estampados que tive que
deixar a foto do dia ser estrelada por eles <3
Eu andei entediada de mexer em aparelhos eletrônicos, abandonei um pouco a tv, o celular e o note e me dediquei um pouco mais aos artesanatos.
Fiz uma saia, fiz minha primeira encadernação e pratiquei bordado.
A saia eu fiz um experimento. Tinha uns tecidos sobrando e resolvi que ia tentar fazer uma saia de godê 3/4 sem molde que até então eu nunca tinha arriscado. Embora seja muito fácil [dobrar o tecido, cortar e costurar] eu tinha medo de errar pois ai estragaria metros de tecido a toa. Mas como eu queria costurar alguma coisa e não queria perder tempo traçando moldes resolvi cortar direto na dobra do tecido. E deu certo! Foi bem rápido e eu que sempre faço alguma cagada no meio das costuras desta vez finalizei uma peça sem dores de cabeça e ficou bem legal. O caimento ficou lindo, mesmo o tecido usado [que era mais pra teste] tendo uma textura mais grossa que não deixa a saia com o visual fluido que esse corte permite, ainda assim ficou bem bacana.
Quanto a encadernação, também foi feita de improviso. Me deu a louca e eu quis fazer. Ganhei um pacote com folhas de papel com textura firme, eu ia usar para pintar com lápis aquerelavel, mas ai notei que não era o mais adequado embora a textura mais firme enganasse. Pensei então em usar as folhas para fazer um livrinho. Dobrei ao meio uma por uma até ter uma quantidade que daria 200 folhas, fiz os furinhos e passei a linha pelo papel, colei a lombada e tchã-raan! Deu certo e ficou bem legal. Dá até dó de usar e não tive coragem de estrear ainda. Tá "cru" pois ainda não fiz a capa, mas agora já tenho mais claro na cabeça como vou fazer, vou comprar umas coisas e espero que fique bem legal. Gostei tanto que vou fazer mais vezes.
Passei num armarinho hoje a principio para comprar agulhas de tricô nº7 pois comecei uma boina usando minhas agulhas mini de fazer cachecol e agora os pontos cresceram e já não vão caber nas agulhas se eu continuar, o que me fez parar o trabalho. :/ Mas ai me empolguei no armarinho. Trouxe tecido para usar de forro e costurar mais saias. Trouxe tecidos 30x60 de patchwork para usar como fundo nos bordados. Comprei meadas, e no fim esqueci as agulhas de tricô.
Mas a viagem não foi perdida.
Ano passado comprei na liquidação [literalmente queima de estoque, pois era a venda dos livros sobreviventes ao incêndio de uma livraria do shopping] um livro passo a passo de bordado. Me lembro de querer esse livro a algum tempo, mas era pequeno e o preço era alto. Com essa liquidação comprei ele por menos da metade do preço. Mas ai ele ainda ficou paradinho por bastante tempo. Essa semana peguei pra ler e comecei a treinar os pontos que mais me interessavam. É uma delícia bordar, eu ainda sou bem ruinzinha. Não quis começar pelo típico ponto cruz, pois não gosto muito daquele "efeito pixel", prefiro o bordado livre e usar o ponto atrás para desenhar sobre o tecido com linhas. Eu já fiz umas coisinhas de bordar frases e tal, mas ainda estou pegando o jeito, em breve quero desenhar de fato no tecido. O que eu quero é ter a habilidade e precisão suficiente para criar quadrinhos com o bordado, o próprio bastidor já serve como se fosse uma moldura redonda. E esses tecidos estampados já dão um charme. Por enquanto estou praticado pois as vezes ainda erro e perco o fio da meada [literalmente rsrs] mas ainda assim acho que bordar é uma das coisas mais gostosa dessas de artesanato. Pois posso usar meus próprios desenhos como referência e também envolve costura <3. Ainda quero pegar o jeito no crochê e aprender macramê e encadernação/scrapbook, melhorar nas costuras e no tricô e dominar os bordados. Esses hobby's me fazem um bem danado é tão gostoso fazer algo com as próprias mãos. Pra mim que sou estabanada e nada delicada lhe dar com coisas que exigem um processo meticuloso exige bastante de mim, mas é isso que é bacana, não só estou aprendendo uma atividade, mas estou aprendendo a ser mais atenciosa e paciente. Um dia ainda quero ser uma mulher prendada, por enquanto tô só na vontade, mas um dia chego lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário