terça-feira, 28 de abril de 2015

28.04.2015 Pinacoteca



um dos quadros que mais gostei é esse que retrata as margens do rio Sena
A expressão fria e desaminada desse retrato
me encantaram demais.
Hoje de última hora resolvi ir conhecer um lugar que há tempos eu já deveria ter ido conferir. Se trata da Pinacoteca de Jundiaí. E hoje enfim fui naquela mansão antiga conferir o que ela guarda. Só de entrar lá eu já achei legal, a casa está muito bem conservada e me fez lembrar aquelas casas dos livros da Jane Austen, eu dava uns passos e a madeira dava leve rangidos, os pisos no estilo português, a escada as janelas e portas... tudo isso já me fascinou. Depois fui ver as obras que ficam abrigadas lá. Eu gostei de tudo, mas me decepcionei um pouco, pensei que tivesse muito mais coisa. Mas o pouco que vi já me deixou encantada. Eu gosto de arte, embora não entenda o quanto gostaria. Mas poder prestigiar pinturas é sempre bom. Eu adoro retratos antigos, a riqueza de detalhes, as expressões faciais e ver isso de perto é mágico, você vê as pinceladas violentas que conseguem atingir uma suavidade no conjunto que impressiona. O misto de cores avulsas que formam uma imagem tão precisa. Eu não consigo passar indiferente diante de algo assim. Vi alguns retratos do século passado. E pinturas mais recentes. Esculturas e aquarelas. Gostei muito de ter passado por lá. Gostaria que fosse maior e mais frequentado, pois acho essencial ter um espaço assim. Uma pena que algumas pessoas não se interessem de conhecer mesmo sendo no centro da cidade. Aproveitei também para tirar umas fotos do lugar com minha camera analógica casula, a Werlisa, pois ali naquela rua há várias casas de arquitetura antiga, uma delas em especial sempre me impressionada por mais que esteja judiada pelo abandono, é tão linda que se eu tivesse condições compraria e restauraria pra criar mais um espaço publico, pois sem dúvidas é algo que merecia ser melhor cuidado e aproveitado. Tem um potencial incrível.
Um dos que mais amei foi esse quadro, na foto é só um zoom
para mostrar as rachaduras e pinceladas. Eu fico pasma
com a perfeitação, o quadro era enorme e eu parecia estar de frente
a uma mulher e não de uma pintura.
Dá até dó imaginar aquilo sendo demolido. Fazia tempo que eu não andava por aquele lado da rua e é estranho como parecia estar num lugar novo. Foi um passeio rápido mas gostoso. Me senti realizada de finalmente poder riscar esse lugar dos destinos pendentes pra conhecer aqui da região. Ainda tem vários outros lugares para explorar e espero conseguir ir em todos e claro descobrir novos lugares também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário