quinta-feira, 9 de abril de 2015

08.04.2015 Esburacando.

Eu amo plantas e amo boa parte dos insetos. Mas é claro que uma hora uma coisa acaba interferindo na outra. Hoje fui dar uma olhada nas plantas da minha mãe e vi que uma delas estavam com as folhas cheinhas de furos. Olhando vagamente mal se notava os responsáveis pelo estrago. Mas fiquei observando até ver que estava cheio de lagartinhas comilonas na planta. O engraçado é que ela são tão pequenininhas, mas o estrago foi imenso! Assim como muitas coisas na vida, pequenas coisinhas, aparentemente inofensivas vão devorando tudo ao redor silenciosamente, sem alardes, ai quando você se dá conta o estrago já foi feito.
Eu não tenho coragem de matar essas danadinhas, muito embora elas pouco se importem de matar a planta rsrs Passei um tempinho as observando. Gostava de pegar lagartas na mão desde que me dou por gente, aquela sensação de cósquinha quando elas andam na pele. Mas essas ai estavam tímidas, (talvez fadigadas de tanto comer) e se escondiam na parte de baixo do que restou das folhas. Falando em plantas, ontem trouxe pra casa uma plantinha suculenta, idêntica a falecida Jandira (meu cactos não sobreviveu mesmo dando sinal de vida depois da catástrofe ;/) mas esta se chamará Veridiana. Já está toda pomposa e linda fazendo companhia aos outros cactos. E já aproveito pra emendar no tema plantas o título do livro que terminei de ler algumas horas atrás... Meu pé de laranja lima. Eu peguei no sebo pois estava na minha listinha dos livros nacionais que quero ler esse ano. Minha prima Débora e minha cunhada muito elogiaram esse livro, eu comecei a ler meio desconfiada, mas depois me encantei. Um livrinho tão gostoso de ler, ri muito com as travessuras e imaginação do personagem, me identifiquei com algumas coisas e amei do inicio ao fim. Me emocionei de verdade, uma obra prima nacional. As vezes penso onde é que eu estava com a cabeça quando me negava a ler as coisas que minhas professoras de português tanto me cobravam, eu nem se quer dava uma chance, tamanha a implicância. Entendo que a grade escolar meio que empurra os livros pros alunos lerem e acaba ficando tão massante que mata o interesse, vira obrigação, talvez o erro seja cobrar ao invés de incentivar. Não sei, eu era cabeça dura e oca mesmo.
Seja como for hoje sou mais uma dessas pessoas chatas que vive dizendo aos outros para darem uma chance aos livros, acho que esse vicio merece ser passado adiante. Fiquei bem desapontada de uma amiga rejeitar um livro que eu ia emprestar só porque viu que era nacional. Pura bobagem, preconceito e perda de tempo, talento existe em todo canto do mundo e é ridículo rejeitar algo que nos represente tão bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário