segunda-feira, 27 de abril de 2015

27.04.2015 Engavetados

Mais um daqueles dias em que esqueço da foto do dia ai antes de dormir fico no desespero pra tirar a foto. Eu tirei uma fotinha marota como tapa buraco, mas ai abri a gaveta pra guardar a câmera e me deparei com esse desenho perdido lá dentro. Tenho uma gaveta onde guardo rascunhos e papeis com ideias para serem trabalhadas depois. Seja de textos, desenhos e qualquer coisa... deixo lá. E quando esbarrei com esse desenho todo torto e mal acabado eu ri. Me lembro do dia que fiz isso, pensando com o que preenchemos nossa memória e sobre o espaço limitado que temos, mas quando olhei pra isso ontem tive outras interpretações. Eu acho legal isso de deixar os desenhos ou textos "engavetados" e só vê-los depois de um belo tempo. Pois ai você vê com outros olhos, analisa de forma diferente e nota com mais facilidade as falhas e no que pode ser melhorado. Aprendi isso com o Caio Fernando Abreu, no livro Morangos Mofados no finalzinho colocaram uma carta onde ele descreve o processo de escrita do livro, diz assim: Mas vou deixá-lo dormir pelo menos por um mês, aí releio - porque sempre posso estar enganado, e os meus olhos de agora serem incapazes de verem certas coisas. Acabei aprendendo que precisava deixar as coisas um tempo esquecidas para que quando as avaliasse depois seriam melhor julgadas, não tendo assim um parecer baseado só na euforia do momento. Mas enfim é legal essa conexão que rola de pegar uma ideia do passado, interpretá-la no presente e pensar em como poderia ser melhor aplicada num futuro. De modo geral acho isso essencial. Se focamos demais nas coisas ou vemos erros demais, ou não vemos erros nenhum e ai pode-se colocar tudo a perder por não ter deixado a ideia amadurecer.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário