quinta-feira, 23 de abril de 2015

23.04.2015 Razão de viver.

Eu demorei muito, mas finalmente estou lendo Paulo Coelho. Tecnicamente esse é um fato polêmico. Primeiramente porque eu não gosto de ler coisas superestimadas, aquele preconceito bobo que me faz ser indiferente as obras só porque me dá arrepios quando frases soltas de um autor começam a cair na língua do povo, palavras bonitas que fazem o autor virar uma espécie de senhor da verdade. Até ai tudo bem, mas o que me incomoda é que pessoas que pegam frases soltas [sem ter as lido no livro] distorcem o que seria uma citação e as palavras perdem o contexto e são mal interpretadas. Já vi Paulo Coelho sendo vitima disso. Outro ponto é a parte em que o autor conhecido por seu lado mistico, que se intitula como mago, me fazia ter menos vontade ainda de ler, coisas assim místicas fogem tanto da realidade que não costumam me convencer quanto menos me agradar. Fora a parte em que as pessoas com quem convivo, têm sua religião bem definida a ponto de não dar crédito a nada que venha de fora sendo assim debochando de qualquer coisa que não tenha o mesmo ponto de vista, e isso me fez ser julgada só por lerem o nome do autor na capa do livro. Por essas e outras estar lendo algo do Paulo Coelho está sendo bem diferente da maioria das coisas que já li. Influência direta da maravilhosa Jaine, pessoa que conheci via fotolog e com quem acabei trocando umas ideias de livros [uma das responsáveis por eu pegar gosto pela leitura]. Como até então nosso gosto literário foi compatível resolvi dar uma chance a sugestão dela. Escolhi ler O alquimista. Por já ser de um tema que me agrada achei que seria mais fácil. Eu confesso que me surpreendi logo de cara, o jeito como ele narra a história me agradou bastante. Acho que as partes onde ele coloca algumas frases reflexivas encaixa bem, as vezes sinto um certo exagero nisso de colocar pontos de interrogação na nossa cabeça [ou pode ser implicância minha], mas não é aquela coisa chata que beira uma auto ajuda. É uma leitura suave, eu estou gostando. Me senti até idiota por ter deixado de ler antes. Agora posso entender melhor o porque da popularidade dos livros dele, na realidade ele merece respeito, é um dos autores brasileiros que conseguiu firmar seu nome lá fora e alcançou uma popularidade imensa em vários cantos do mundo, não dá pra menosprezar alguém que foi tão longe. E não só por isso, peguei esse livro no sebo, já planejando de que ao terminar de ler eu trocaria por outro, mas gostei ao ponto do livro ganhar um cantinho na minha estante e ter várias frases grifadas.
Eu resolvi dar "print" nessa frase da foto pois eu muitas das vezes esqueço da minha razão de viver. Eu acredito sim que cada pessoa tem uma missão por aqui, difícil não é realizá-la, mas é se atentar pra saber qual missão é essa, ou de não esquecê-la. Por isso ler esse livro tem sido bem interessante.
E foi uma barreira quebrada, qualquer hora irei me desafiar a ler mais coisas com as quais tenho preconceito, o risco de me surpreender vale a pena.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário