quinta-feira, 20 de agosto de 2015

20.01.2015 - Lenha na fogueira

Andar com gente fogo de palha e gente que gosta de por lenha na fogueira é perigoso...
porque quem se queima é você.



Agora aguenta. É voltar a trabalhar pra voltar aos velhos e conhecidos dilemas. O mais difícil nunca é a canseira ou a dificuldade de execução nas tarefas, o convívio com as pessoas é sempre o mais complicado e desta vez não seria diferente. Eu gosto muito do pessoal que entrou na empresa junto comigo, o pessoal mais antigo não é de se misturar então vão se formando grupinhos, e dentro desses grupinhos é que a coisa ferve e as línguas se mostram afiadas. Eu realmente sinto um pouco de nojo disso tudo, mas quando menos se espera você se dá conta de que faz parte daquilo mesmo que indiretamente. Falar mal dos outros é uma das coisas mais contagiosas que existe. Alguém levanta um ponto fazendo uma observação, o outro aproveita a oportunidade de fazer uma piadinha e ai se dá a liberdade e incentivo pra fazer as criticas mais duras... quando você vê a coisa vai se desenrolando até que a pessoa em pauta está sendo massacrada, e isso covardemente, pois são aquele tipo de coisa que as pessoas só se sentem confortáveis de dizer a distancia. Eu pondero o que falo e ainda assim acho que deveria me calar mais. As pessoas adoram usar de má fé, insinuando algo que te instigue a se falar demais pra depois usar suas próprias palavras para te prejudicar. Falam algo mas agem diferente: Famosos fogos de palha. Enquanto alguns sentem prazer é de piorar as situações colocando a lenha na fogueira. É assim que se expõe a insatisfação crônica que faz as reclamações e deboches serem o único tipo de conversa que se ouve. E você muitas vezes se queima apenas por estar perto de quem mexe com fogo. Eu conheço bem esse tipo de armadilha pois eu mesma já cai e já a armei. Um simples comentário maldoso já basta para atiçar as coisas. Mas eu já vi que se deixar levar por isso pode até te tornar "próxima" das pessoas, mas você também se torna só mais um, dando espaço pra que coisas ruins vão te consumindo. Eu detesto o pensamento medíocre de alguns que se satisfazem de fazer algo mal feito e ainda alegam que vão ganhar o salario de qualquer forma. Eu gosto de ver as coisas como compromissos. Afinal eu me comprometi, quando aceitei o trabalho, de fazer o que me foi proposto. Também me sinto recompensada quando me empenho de fazer as coisas bem feitas, independente de salário, mas por olhar e ver que fiz o meu melhor e conseguir ter um certo orgulho do que realizo, uma satisfação pessoal, já que vivo em função de me superar. Mas claro há quem tem a audácia de querer receber mais fazendo de menos. O pior é que esse tipo de pessoa está convencida de ter razão e buscam aliados usando seu veneno pra desmotivar os outros que representam alguma ameaça. Pra não se sentirem rebaixados ao invés buscar de crescer buscam diminuir os outros, afinal, seguem sempre pelo que exige menos esforço. Essas pessoas que tanto se poupam não poupam os outros de suas criticas destrutivas. Ouvi sem querer um rapaz se defender bem sabiamente quando o zoavam, ele disse bem aquilo que eu penso. Por ser muito certinho estavam rindo dele, mas o rapaz rebateu dizendo com firmeza: "eu sei o que quero pra mim." parecia vago (naturalmente outras pessoas pra se defender diria no mínimo pros outros calarem a boca) mas provou com isso que pouco lhe importava o que os outros pensavam e se seu esforço era visto como piada. O objetivo dele se mostrou maior que a falta de perspectiva dos demais. E seguiu afirmando que através da sua dedicação ele alcançaria o lugar onde quer chegar. Isso não fez os outros deixarem de rir, muito pelo contrário, mas o rapaz não se deixou afetar em nada por aqueles que contrariados se achavam no direito de debochar e desmerecer o esforço dele. Pra mim aquilo foi um exemplo vivo da frase: "quem ri por último ri melhor". Uma hora esse rapaz há de rir daqueles que tentaram tirar-lhe a motivação. Eu gostei de ter presenciado aquilo e depois até fui parabenizar a atitude desse rapaz, pois hoje é raro ver isso. Já perdi muito tempo me deixando influenciar por pessoas com a motivação errada. E nessa nova oportunidade prometi a mim mesma que não iria cometer os mesmos erros de antes. Não me importa o que isso vá me custar, se vai me fazer ficar isolada, se vou virar motivo de riso, etc... basta apenas saber e seguir o que eu quero pra mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário