domingo, 30 de agosto de 2015

30.08.2015 - Por aí

Fui hoje na oficina de lambe-lambe no Sesc. A principio eu não sabia muito bem o que esperar e parecia que ia me decepcionar, mas quando a proposta foi enfim esclarecida eu sabia que tinha mesmo que estar ali. A ideia faz parte de um projeto chamado "por aí" onde nossas professoras colavam lambes com desenhos de perninhas para colorir a cidade, um trabalho muito bacana, elas nos mostraram algumas intervenções urbanas que andaram fazendo em São Paulo e sério me inspiraram MUITO, eu adorei conhecer elas, são pessoas maravilhosas acima de tudo. Elas tem um cantinho chamado Desejos Urbanos onde dá pra ter uma noção das coisas lindas que elas espalham por aí. E elas levaram este tema pra oficina. Era algo completamente diferente do que eu estava esperando. A sala também estava cheia de crianças com suas mães, de adultas que estavam de bobeira tinham só eu e mais três moças que pelo que entendi ao menos uma delas era professora de creche, mas de certa forma eu esperava por isso, afinal fazia parte das oficinas com proposta familiar. Achei divertida e bem simples a ideia de fazermos recortes com papéis coloridos e termos de criar um personagem através dos calçados. Eu fiz algo bem simplório esse all star xadrez de pernas pro ar, minha preocupação mesmo era conseguir fazer algo a tempo rsrs. E sério era humilhante comparado a criatividade que as crianças tinham! Eu fiz questão de colar o meu do lado do lambe de um garotinho... ele teve a ideia brilhante de fazer as perninhas do Sonic. Tinham alguns moldes com os pés tradicionais, mas ainda assim a criançada dava um jeito de inventar e faziam seus próprios desenhos. Duas amiguinhas fizeram uma as pernas do Bob Esponja e a outra do Patrick. Uma guria, que aliás era de uma esperteza notável, fez a sua com tatuagens nas pernas e ficou muito bem elaborado. Eu até ia montar uma câmera fotográfica pra colocar como acessório no meu e no começo tava com a ideia de fazer patinhas de gato com o rabinho a mostra, achei que ia ficar charmoso, mas infelizmente acabei optando pelo mais fácil e eis que no fim as crianças me passaram a perna e uma lição de que as ideias estão ai para serem expostas. Embora tenha sido bem diferente do que pensei que seria foi bem gostoso. Quando estava batendo perna no Sesc, meio perdida procurando o banheiro, descobri uma exposição bem simples num corredor meio escondido. Mas claro a curiosidade bateu forte e fui conferir de perto. Eram Xilogravuras de Rubem Grilo. Eu confesso que não conhecia as obras dele, mas sempre apreciei muito a arte da xilografia embora ainda não tivesse prestigiado em uma exposição. Xilografia é um desenho feito através de revelo em madeira, tipo um carimbo. O artista além de pensar na imagem também tem que saber como usar a madeira para desenvolvê-lo... é incrível! Eu depois que vi um documentário sobre as artes de Hokusai, que era xilogravuras antigas e coloridas japonesas, acabei apreciando ainda mais esse trabalho. E as obras de Rubem Grilo me impressionaram por diversos motivos, mas alguns que quero destacar são: As ideias criativas e simples mas ricas e perfeitamente apresentadas. Gente eu fiquei pasma com a diversidade de ideias e uma criatividade tão marcante! Ele pega objetos tão simples e consegue ir tão longe, as figuras dos óculos eram bem legais, mas essa da cadeira gangorra eu realmente achei excepcional. Outro ponto: A riqueza de detalhes e a precisão dos traços. Muitas obras eram compostas com traços finíssimos! Traços estes que dão sombreamento e profundidade... coisa que desenhado a mão já seria extremamente desafiador, e com a xilografia se torna ainda mais complexo. Na foto a seguir reuni algumas das ilustrações que mais gostei. Mas sério eu amei todas que estavam lá. Achei bem bacana conhecer essas obras e descobrir esse talento nacional.
Rubem Grilo - Objetos Inanimados
E o dia não acabou ai não...

Eu ainda me dei ao luxo, depois de sair do Sesc, de ir "turistar" e tirar umas fotos, e embora estivesse ali pertinho do jardim botânico o cenário escolhido foi outro. Ali na Av. Frederico Ozanan tem uma ponte para pedestres que eu sempre achei linda, eu em geral gosto de pontes sou meio suspeita, mas eu tava com um friquiti de "um dia preciso passar por ali!" Já que nunca tinha atravessado ela. E hoje não deu outra. Eu tirei algumas fotos das árvores ali da pracinha e depois adentrei pela ponte pra finalmente matar a vontade de passar por ali. Na realidade eu gosto muito disso... de ainda ter lugares assim simples da minha cidade natal que eu ainda quero conhecer, de ainda ver algo de belo, de ser turista mesmo quando penso que já conheço de tudo. Eu passei ao menos uns belos quinze minutos ali na ponte. Observando o rio, olhando pra cidade e tirando fotos da ponte que pra mim ela tem sim algo de mágico, tanto que me despertou umas ideias legais. E o dia hoje foi tão gostoso que fica difícil decidir a foto do dia assim rsrs pra completar ainda foi aniversário do meu irmão (que reuniu uma galerinha na casa dele) e também tinha uma Lua maravilhosa e brilhante. Achei até bom eu ter deixado a câmera em casa se não isso aqui ia ficar mais entupido ainda de coisa rsrs


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário